Você sabe o que é "matéria escura"?! Eu também não sei, então, fui pesquisar. Gosto muito de Astronomia, gosto de tudo o que se refere ao espaço, ao Cosmo, essa imensidão "flutuante" de sonhos reais, da qual o homem não têm lá definições precisas, porque o Universo está sempre em mutação, não direi expansão, posto que não possuem mais certeza alguma sobre essa teoria. A vida é assim. Surpreendente! Afirmar que as leis do Universo são inflexíveis ou que, teorias "absolutas" são absolutas, é se firmar no lugar de Deus e duvidar da própria existência. Hoje, "teorias absolutas" são simplesmente descartadas e logo substituídas por outras, o que, em algum momento de nossa história, tal coisa seria considerada simplesmente impensável, mas, há, sempre houve, quem duvide e que continuará a duvidar, que impossibilidades sejam empecilhos de fato ou complicados e frágeis pontos finais.
Bem, voltemos à "definição" de matéria escura, uma definição, aliás, inexata, inconclusa, como tudo o que se refere ao Universo.
Para começar, matéria escura é uma grande quantidade de matéria sem origem definida, mas que sem a qual, a vida na Terra, não seria possível, enfim, ela seria uma hipótese que explicaria a existência e a forma das galáxias, que, sem ela, não poderiam girar. Então, podemos dizer categoricamente, que, a nossa existência só é possível por causa da existência da matéria escura. A matéria escura, que nem o buraco negro, não emite luz e não se pode detectar, isto é, "até ontem", agora, talvez seja possível, por causa do telescópio James Webb, o mais poderoso já construído e lançado no espaço no dia 25 de Dezembro de 2021.
O telescópio conseguiu registrar evidências da matéria escura, que, acredita-se, seja composta de axions ou axião - um bóson não bariônico, partículas subatômicas, bem menores que prótons, nêutrons e elétrons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário