Hoje é um grande dia para os amantes do Blues e do Rock, assim como eu. Buddy Guy, uma das últimas lendas do gênero, completa 87 anos de vida.
Nascido em Lettsworth, em 1936, Louisiana, em 30 de Julho, Buddy Guy aprendeu a tocar guitarra 🎸muito cedo e completamente sozinho, começando a carreira em clubes na área de Baton Rouge, na Louisiana.
Em 1957, foi para Chicago, aliás é um dos expoentes do estilo Chicago Blues. Com a ajuda de Muddy Waters, foi tocar no 708 Club, conhecendo então os mais lendários bluesmen, como B.B. King e Willie Dixon. Emplacou vários sucessos, entre os anos de 1960/1967, para a Chess Record incluindo "Leave My Gir Alone" e "Stone Crazy" e trabalhando como sideman, para artistas de peso, tipo Koko Taylor, Little Walter, Howlin Wolf. Notável referência e influência para nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan
Buddy Guy foi dono de dois clubes de Blues, muito famosos em Chicago; o Checkerboard Lounge (1972/1985) e o Buddy Guy’s Legends (desde 1989 até os dias atuais).
Ocupa o 23° lugar, na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos, da Revista Rolling Stones, com a música Stone Crazy, ficando em 78° na lista das 100 melhores canções de guitarra. Possui oito prêmios Grammy e um Lifetime Archievement Award, além da Nacional Medal Of Arts e do Kennedy Center Honors.
Foi introduzido no Blues Hall Of Fame, no ano de 1985 e no Rock and Roll Hall of Fame em 2005.
Buddy Guy, despediu-se dos palcos ano passado, incluindo o Brasil em sua turnê despedida: Damn Right Farewell Tour. Em outubro do ano passado, foi lançado seu 34° e último álbum.
Vida plena é isso. Parabéns 🎊 Buddy Guy. Longa vida a você e ao Blues/Rock.
Nenhum comentário:
Postar um comentário