Um corvo, um cobre

Se quiser jogar um cobre a um corvo pobre, será muito bem vindo: chave pix: 337.895.762-04

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, AM, Brazil

Translate

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

sábado, 22 de julho de 2023

FOTOPINTURA: TÉCNICA FRANCESA, JEITINHO BRASILEIRO

 

Fotopintura: Minha mãe, aos 26 anos, 
imagem restaurada pelo artista, ilustrador 
Jean Okada.


A fotopintura é uma técnica francesa surgida em 1863, que consistia em usar a base fotográfica em baixo contraste, e assim reproduzia a imagem numa tela, claro, tudo feito a mão. O pai da invenção foi o fotógrafo francês André Adolphe Eugene Desderi, uma figura bastante popular de sua época. Essa técnica se espalhou pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste brasileiro, tornando-se um meio de eternizar imagens de pessoas queridas e até de famílias inteiras. Tenho raízes nordestinas, por conta de pai e mãe, portanto ao menos um quadro desses tínhamos que ter. Um tempo atrás, algum familiar pegou o retrato e havia sobrado apenas umas cópias fotografadas através do vidro da moldura e minha mãe tinha muita vontade, de ela fosse restaurada mas ninguém deu jeito, até encontramos Jean Okada e o resultado é este… simplesmente maravilhoso; a imagem de minha mãe eternizada sem precisar de Inteligência Artificial. Tudo feito no velho esquema: mão, programa de computador e um hábil desenhista.


Nenhum comentário:

Cantilena do Corvo

EE-SE BLUE HAVEN

Ee-se encontrou Ahemed na saída de Hus. Dirigia-se ela aos campos de refugiados, nos arredores de Palmira, enquanto Ahemed seguia com seu pa...