Um corvo, um cobre

Se quiser jogar um cobre a um corvo pobre, será muito bem vindo: chave pix: 337.895.762-04

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, AM, Brazil

Translate

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

SOU UMA PERGUNTA... SOU UMA RESPOSTA


 
Clarice em Berna, Suiça, 1946

:) 


SOU UMA PERGUNTA, é um texto de Clarice Lispector, como um questionário do livro de crônicas Aprendendo a Viver; Clarice Lispector, Editora Rocco Ltda.
 Aqui, resolvi brincar um pouco respondendo suas perguntas. Um texto interativo... As perguntas são de Clarice, as respostas são minhas... Espero que apreciem (e aprovem) a brincadeira.  Um formspring às avessas...




<3 



Quem fez a primeira pergunta?
Sabe Deus, ou melhor, o primeiro ser insatisfeito, neste caso, a serpente: "por que eles e não eu?"
Quem fez o mundo?
Deus?
Se foi Deus, quem fez Deus?
Os homens que ele criou
Por que dois e dois são quatro?
Quem disse? Dois mais dois até podem ser quatro, mas dois e dois são 22
Quem disse a primeira palavra?
A primeira besta metida a homem
Quem chorou pela primeira vez?
A primeira mulher, por terem-na chamado de Eva... Eva é a mãe...
Por que o sol está quente?
Porque não é frio
Por que a lua é fria?
Porque não é quente
Por que o pulmão respira?
Oras, porque é o pulmão, não o coração
Por que se morre?
Porque não se pode viver para sempre
Por que se ama?
Porque não se odeia
Por que se odeia?
Porque não se ama
Quem fez a primeira cadeira?
O primeiro homem cansado de esperar em pé
Por que se lava roupa?
Pra não deixá-la suja
Por que se tem seios?
Porque existem mulheres e a troca de sexo
Por que se tem leite?
Porque se fazem bebês
Por que há o som?
Porque há o silêncio
Por que há o silêncio?
Porque há o som
Por que há o tempo?
Porque aprendemos a contar
Por que há o espaço?
Porque precisamos viajar
Por que há o infinito?
Porque não nos conformamos com o fim
Por que eu existo?
Você existe, Clarice, pra nos fazer pensar... e chorar
Por que você existe?
Porque meu pai e mãe existem e antes deles os meu avós
Por que há o esperma?
Porque há o óvulo
Por que há o óvulo?
Porque há o esperma
Por que a pantera tem olhos?
Pelos quase mesmos motivos que você e eu
Por que há o erro?
Porque há o acerto
Por que se lê?
Pra se tentar entender
Porque há a raiz quadrada?
Bom... sou muito ruim em matemática... existe a raiz cúbica... alguma redonda?
Por que há flores?
Porque há jardineiros
Por que há o elemento terra?
Porque existe ar
Por que a gente quer dormir?
Porque a gente precisa de descanso
Por que acendi o cigarro?
Você... não sei. Eu não fumo
Por que há o elemento fogo?
Porque existe a água
Por que há o rio?
Porque existe a nascente
Por que há gravidade?
Porque existe força de atração
Porque existem leis
Depende do ponto de vista. As leis existem para serem acatadas, burladas, infringidas, rompidas, re-partidas...
Por que e quem inventou os óculos?
Talvez o jacaré de óculos, que, praticamente, fóssil pré-histórico não deve lá enxergar muito bem..
Por que há doenças?
Porque há saúde
Por que há saúde?
Porque há doenças
Por que faço perguntas?
Porque gostarias de entender tudo
Por que não há respostas?
Porque precisamos nos enganar dizendo que há
Por que quem me lê está perplexo?
Porque é bobo
Por que a língua sueca é tão macia?
Isso já não sei te dizer. Nunca experimentei uma
Por que fui a um coquetel na casa do Embaixador da Suécia?
Porque, talvez, estivesses curiosa
Por que a adida cultural tem como primeiro nome Si?
Porque deve ser muito indecisa e  ainda não Si encontrou
Por que estou viva?
Porque deixaste nome e memória
Por que quem me lê está vivo?
Tens certeza? Vai ver ninguém tem a exatidão desse fato
Por que estou com sono?
Porque, noite passada, não deves ter dormido bem ou então tens tido muita conversa chata (
bocejando de novo?!)
Por que se dão prêmios aos homens?
Agora também se dão às mulheres. Agora ela está quase lá, sendo tratada como igual e elevando tanta ou mais porrada como antes
Por que a mulher quer o homem?
Porque ela também precisa de sexo e poder
Por que o homem tem força de querer a mulher?
Porque é um prepotente
Por que há o cálculo integral?
Matemática outra vez...
Por que escrevo?
Porque insistes em obter respostas
Por que Cristo morreu na cruz?
Porque ele tinha mania de Perfeição
Por que minto?
Porque dizer sempre a verdade não é tão comum assim
Por que digo a verdade?
Porque mentir dá muito trabalho...
Por que existe a galinha?
Porque existe o ovo
Por que existem editoras?
Pra fazer todo mundo achar que só eles entendem do assunto
Por que há o dinheiro?
Porque precisamos viver de trocas
Por que pintei um vaso de vidro de preto opaco?
O coração tem razoes que a própria razão desconhece
Por que há o ato sexual?
Porque, acho que posso dizer assim, existe a lei da gravidade
Por que procuro as coisas e não encontro?
Porque, certamente, ou perdeste ou não sabes onde deixaste... o que não vem a dar no mesmo
Por que existe o anonimato?
Porque existe a fama
Por que existem os santos?
Porque existem os santos pecadores
Por que se reza?
Pra se ter a ilusão de proteção
Por que se envelhece?
Porque não há como deter o tempo
Por que existe câncer?
Porque há o desequilíbrio
Por que as pessoas se reúnem para jantar?
Porque precisamos de companhia pra falar a mesa
Por que a língua italiana é tão amorosa?
Não sei... nunca namorei um italiano. Bem que gostaria
Por que a pessoa canta?
Quem canta seus males espanta
Por que existe a raça negra?
Porque existe a raça branca
Por que é que eu não sou negra?
Porque seus pais não eram negros
Por que um homem mata o outro?
Porque não sabe o que fazer, não sabe conter a ira,  porque é mau, porque é doente, porque mente
Por que nesse mesmo instante está nascendo uma criança?
Pra humanidade sobreviver
Por que o judeu é a raça eleita?
Eles se acham...
Por que Cristo era judeu?
Porque ele não teve pra onde correr, quero dizer, não teve escolha... era um predestinado (por opção?)
Por que meu segundo nome parece duro como um diamante?
Porque tem luz... LIS-PECTOR
Por que hoje é sábado?
Hoje não é sábado
Por que tenho dois filhos?
Porque dois é bom...
Por que eu poderia perguntar indefinidamente por quê?
Porque achas que toda pergunta tem uma resposta e não é bem assim
Por que o fígado tem gosto de fígado?
Hummm... esta Fernando Sabino poderia te responder
Por que a minha empregada tem um namorado?
Porque ela também é filha de Deus...
Por que a Parapsicologia é ciência?
Porque o homem gosta de fazer confusão juntando objetividade e subjetividade... quer explicar o que não consegue aceitar
Porque vou estudar Matemática?
Outraaa vez... ai, meu Deus...
Porque há coisas moles e coisas duras?
Porque existe a natureza das coisas
Porque tenho fome?
Dependendo do tamanho e o tipo de fome, ela pode ou não ser saciada. Tens fome de quê?
Por que no Nordeste há fome?
Esta pergunta exige uma resposta mais complexa, porque esta é uma fome sem dimensão e de dois tipos: A fome dos que querem comer comida de verdade e a fome dos mesquinhos que roubam dos que nada tem, até mesmo a ultima migalha de pão.
Por que uma palavra puxa a outra?
Porque, por mal ou por bem, precisamos nos fazer entender...
Por que os políticos fazem discurso?
Porque eles têm o dom de farsantes e precisam se exercitar
Por que a máquina está ficando tão importante?
Sinto dizer-te, Clarice, que a máquina já é tão ou mais importante que um ser humano. O homem pensa que governa a máquina, mas é a maquina que governa a si mesma e também ao homem... Ossos do ofício
Por que tenho de parar de fazer perguntas?
Achas que deve? Eu não...
Por que existe a cor verde-escuro?
Por que há varias tonalidades de verde
Por quê?
Porque sim, oras... porque sim também é uma resposta
Sim, porque é porque, oras como dizes... e nem tudo tem um...
Mas por que não me disseram antes?
Porque não havia porque dizer
Por que adeus?
Porque adeus é a tradução de meu nome em japonês (Sayonara)
Por que até o outro sábado?
Já te disse que hoje não é sábado
Por quê?
 

2 comentários:

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, Virgínia.

Muito divertido!
A Clarice era tanta coisa, que até dá para brincar com ela.
Suas respostas foram um show!

Beijos.

Anônimo disse...

Hola Virginia!! Muy bueno amiga!! Buenas respuestas. Me encantan los textos interactivos.
Besossssssss

Cantilena do Corvo

EE-SE BLUE HAVEN

Ee-se encontrou Ahemed na saída de Hus. Dirigia-se ela aos campos de refugiados, nos arredores de Palmira, enquanto Ahemed seguia com seu pa...